O Programa Madeira-Med é um programa de controlo da mosca do Mediterrâneo, Ceratitis capitata (Wied) na Região Autónoma da Madeira, através da utilização da Técnica do Insecto Esterilizado (“Sterile Insect Tecnique – SIT”).
A mosca do Mediterrâneo existe em cinco continentes e demonstra uma enorme adaptabilidade às diferentes condições climatéricas, atacando mais de 250 espécies frutícolas, incluindo as fruteiras temperadas, tropicais e subtropicais, constituindo a praga de frutos frescos mais importante em todo o mundo.
Na Madeira, a mosca da fruta ataca cerca de 50 espécies diferentes de fruteiras, tornando-se um factor limitante à sua produção.
Para o controlo desta praga, os agricultores recorrem à aplicação de grande quantidade de insecticidas, com resultados pouco satisfatórios e com elevados prejuízos para o ambiente e para a saúde pública.
O Programa Madeira-Med, através da técnica SIT tenta controlar os níveis populacionais de mosca da fruta, através da criação em massa de machos da mosca do Mediterrâneo, da sua posterior esterilização e das largadas por via aérea nas áreas a controlar.
A grande vantagem do Programa Madeira-Med é o facto de não se recorrer à utilização de insecticidas, com evidentes benefícios ecológicos e ecotoxicológicos.
Sem comentários:
Enviar um comentário