A engenharia genética continua a criar novas formas de vida que se desenvolveriam naturalmente, sem se preocupar em reconhecer os graves riscos que poderá ter para a saúde.
Riscos para a saúde:
Os cientistas já introduziram genes de bactérias, escorpião e água-viva em alimentos cultiváveis. Os testes de segurança a estes novos alimentos até agora têm sido extremamente desajustados. Os riscos para a nossa saúde são bastante reais. Temos como exemplo os alimentos originários de cultivos transgénicos que podem prejudicar seriamente o tratamento de algumas doenças nos Homens e animais. Isto, porque muitos cultivos possuem genes de resistência antibiótica. Se o gene resistente atingir uma bactéria nociva, pode conferir-lhe imunidade ao antibiótico, aumentando a lista, já alarmante, de problemas médicos que envolvem doenças ligadas a bactérias imunes.
Os alimentos transgénicos podem aumentar as alergias. Muitas pessoas são alérgicas a determinados alimentos em virtude das proteínas que eles produzem. Há evidências de que os cultivos transgénicos podem proporcionar um potencial aumento de alergias em relação a cultivos convencionais.
O laboratório de York, no Reino Unido, verificou que as alergias à soja, no seu país, aumentaram 50%, depois da comercialização da soja transgénica.
A engenharia genética é o termo usado para descrever alguns processos da biotecnologia.
É o processo de manipulação dos genes num organismo, geralmente fora do processo normal reprodutivo deste. Envolvem frequentemente o isolamento, a manipulação e a introdução do DNA num chamado "corpo de prova", geralmente para exprimir um gene. O objectivo é introduzir novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, tal como aumentando a área de uma espécie de cultivo, introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima.
Pode também ser definida como o conjunto de técnicas capazes de permitir a identificação, manipulação e multiplicação de genes em organismos vivos, é uma ciência recente que tem possibilitado a realização de experiências na área da genética, com resultados bastante surpreendentes sobre a vida.
Exemplos são a produção de insulina humana através do uso modificado de bactérias e a produção de novos tipos de moscas e ratos transgénicos para pesquisa.
Esta engenharia possibilita a manipulação do DNA que existe nas células dos seres vivos, permitindo assim a recombinação dos genes, alterando-os, trocando-os ou adicionando genes de diferentes origens, com o objectivo de criar novas formas de vida.
A engenharia genética permite:
· manipular a sequência do genoma das espécies animais, incluindo o ser humano (Genoma Humano) e dos vegetais;
· a criação de seres clonados;
· desenvolver a terapia genética;
· produzir seres transgénicos.
A engenharia genética oferece assim, a partir do estudo e manuseio bio-molecular, a obtenção de materiais orgânicos sintéticos. Os processos de indução da modificação genética permitiram que a estrutura de sequências de bases completas de DNA fossem decifradas, portanto facilitando a clonagem de genes.
No entanto, pela sua relação directa ou indirecta com o meio ambiente, a engenharia genética não pode deixar de ter a atenção dos ambientalistas. Estas novas possibilidades no campo da genética passaram também a preocupar governos e grande parte das sociedades envolvidas, pois se o processo for mal direccionado poderá prejudicar irremediavelmente o património genético. Por este motivo já existe uma previsão legal para dirigir as actividades desta nova ciência.
Este tema foi escolhido principalmente por ser um tema actual e interessante, sendo no entanto pouco conhecido pela comunidade em geral. Como tal, queremos com este projecto contribuir para o aumento da cultura geral da comunidade escolar e não só, daí esta publicação on-line.
Outra das razões que nos levou a esta escolha foi o facto de ser um tema abordado em biologia de 12º ano e também por ser a base de um dos cursos universitários com mais saída, a bioengenharia.
Como subtemas escolhemos o fabrico de moscas por ser uma aplicação local da engenharia genética e a cor do olhos por acharmos ser uma forma interessante de estudar genética visto ser algo com que nos deparamos diariamente.
Produtos finais:
Como produtos finais, o nosso grupo espera criar um website e um blog com a informação recolhida, referente ao tema abordado, para que todos os interessados possam aceder-lhe facilmente. Organizar uma visita de estudo à Madeira-Med, (também conhecida como fábrica das moscas) de modo a ficarmos a saber como funciona e entrarmos em contacto directo com pessoas cujo trabalho lhes permite conviver com a engenharia genética diariamente.
Outros produtos serão a passagem de filmes de ficção cientifica relacionados com a Engenharia genética para a comunidade escolar e também a organização de palestras e exposições para todos os que estiverem interessados.
Este blogfoi criado com a finalidade de dar a conhecer á comunidade escolar e em geral em que consiste área da Engenheira Genética . Esperamos que este blog esclareça todo o tipo de dúvidas que tenham em relação a este assunto que está a ser desenvolvido no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo projecto tem como tema a Genética.
Uma das finalidades deste trabalho é não só “dar a conhecer um pouco mais acerca deste tema” á comunidade escolar como também contribuir para o enriquecimento da sua cultura geral. Deste modo não só iremos abordar o que é na integra a área da Engenheira Genética, como também daremos a conhecer as várias áreas ou situações em que esta pode ser aplicada. Iremos igualmente abordar outros tipos de assuntos ligados á genética como por exemplo, as diversas cores do que o olho humano pode assumir.
Com este Projecto pretendemos desenvolver várias actividades como visitas de estudo, exposições e a passagem de filmes acerca deste tema de modo a alcançar os nossos objectivos traçados no inicio do ano lectivo.